sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Rádio digitais - Uma nova forma de emitir conteúdos

Palavras chaves: audiência, comunicação de massas, informação, Novas Tecnologias da Comunicação, entretenimento, rádio analógica, rádio digital, guerra mundial, meios, sistema mediático.
A Rádio.
A Rádio é um meio de comunicação que se generalizou no inicio do século XX, através de emissões regulares que passaram a ser escutadas por largas audiências, ao ponto de se considerar que constituiu a primeira forma de comunicação de massas. Hoje, a Rádio mantém um papel preponderante no sistema mediático, enquanto meio que assimila de forma eficaz características de entretenimento e de informação, possuindo elevada capacidade para a informação em directo.
A Rádio desempenhou um papel importante durante o período da Segunda Guerra Mundial, como veiculo privilegiado de informação. Na década de 60, inicia-se o processo de proliferação de estações temáticas e localizadas. Em fase experimental estão já as emissões de rádio digital, consequência do aparecimento das Novas Tecnologias da Comunicação.
Por volta de 1912 o telegrafo sem fio, deu inicio a rádio comunicação, mas a invenção da modulação dá inicio as primeiras experiencias de radiocomunicação e radiodifusão.
Importa ainda referir que a invenção do transístor em 1948, originou uma revolução na radiodifusão. Desde essa altura apareceram os receptores portáteis, com isso o rádio bateu na concorrência os jornais como principal meio de comunicação.
Rádios digitais - Uma nova forma de emitir conteúdos.
Antes de falamos de rádio digital, precisamos esclarecer o que é digital. Para isso, recorremos a seguinte definição:
“A digitalização consiste na transformação de todo tipo de informação em código numérico expresso em base binária, possibilitando maior simplicidade, agilidade e precisão na transmissão, processamento, armazenamento e disponibilização de informação em grande escala” (cf. LÉVY, 1999:51).
De uma maneira geral todo o funcionamento de um computador e ou sistemas digitais, funcionam a base de calculo binário. O sistema de numeração binário[1], é formado por dois dígitos: o zero (0) e o um (1).  Estes são normalmente designados por bits[2]
O que é o rádio digital?
O Rádio digital, utiliza uma tecnologia de sinais digitais para transmitir informações pelo método de modulação digital.

A tecnologia de rádio digital incide, basicamente, numa maior compressão dos sinais de áudio, permitindo a inclusão de sons, textos e até pequenas imagens na transmissão das ondas sonoras. O principal resultado dessa maior compressão do sinal é a possibilidade da optimização do áudio, visto que o rádio digital permite uma transmissão livre de interferências atmosféricas.

Uma pergunta que muitas vezes é feita, e um dos estudantes da turma C1, 2.º ano de Ciências da Comunicação, colocou numa das aulas, foi se efectivamente a RNA – Rádio Nacional de Angola, usava o sistema de rádio digital. Tal pergunta baseou-se segundo o mesmo em uma afirmação recente de um dos responsável da referida estação emissora de que a mesma estava toda digitalizada.
Ora é preciso não confundir a rádio digital e seus recursos tecnológicos necessários, com a digitalização dos equipamentos no interior da redacção. Isso pode ser elucidado, na afirmação de Bufarah:
“[...] bem é importante e oportuno esclarecer que rádio digital não é a mesma coisa que à transmissão em formato digital, pois a produção de conteúdo no interior das emissoras já foi digitalizada há alguns anos. Partindo desse principio, devemos considerar que a grande inovação está em levar pacotes de dados por ondas electromagnéticas até residências ou carros dos usuários.” (BUFARAH JUNIOR, 2008).
Tendo em atenção estes aspectos, percebemos que existe toda uma gama de tecnologia, conhecimentos, habilidades e sensibilidade tecnologia, que devem ser
adoptados. Pois não é algo que se decide e se consegue do dia para noite, pois existem muitas questões em causa, como trataremos de ver mais adiante quando tratarmos dos problemas/vantagens/implicações da utilização da rádio digital.
As primeiras experiências
As primeiras experiências de rádio digital começaram em meados dos anos 80, quando se iniciaram os primeiros testes do sistema DAB – Digital Áudio Broadcasting, na Europa, para transmissões via satélite de áudio e dados.
No entanto, importa realçar que muitos países do mundo, ainda não possuem um sistema funcional e de larga cobertura de serviços de rádio digital.
Portugal investiu cerca de 4 milhões de Euros, para a distribuição do sinal DAB. O seu projecto esteve orçado em cerca de 11 milhões e 500 mil Euros, inteiramente financiado pela RDP (Rádio Difusão Portuguesa). Apesar deste investimento, e da rádio digital estar instalada em quase todo o território português, sendo o país um dos pioneiros neste ramo em toda a Europa. Observa-se neste momento, uma total falta ou fraca estratégia para captar os ouvintes.

Este constitui um dos motivos, pelos quais qualquer país antes de avançar para este tipo de evolução e revolução radiofónica, tenha bem presente os desafios que ela impõe. 

A produção de conteúdos
Entre os vários desafios, que a rádio digital apresenta, esta relacionado com a produção de conteúdos, pois os produtores têm de preparar-se para de forma criativa e com qualidade, apresentar conteúdos atraentes que possam ser integrados nos novos formados de distribuição digital. Os conteúdos terão de adaptar-se perfeitamente aos IPods, telemóveis, MP3, MP4 etc.
Neste sentido, é necessário referir que no caso de Angola, mesmo que a rádio digital, não seja um sonho próximo, é importante e imprescindível que os novos profissionais de comunicação sobretudo, tenham conhecimentos e habilidades em matéria de digitalização e produção de conteúdos digitais. Porque como referirmos anteriormente uma parte considerável das estações do mundo têm as suas redacções  digitalizadas e com equipamentos de ponta.
Os polivalentes os sensíveis tecnologicamente, apurados tecnicamente e criativos vencerão no mercado de trabalho. A dimensão da vitória é outra coisa, mas vencer é sempre vencer.
Padrões de rádios digitais
Qualquer país antes de implantar um sistema de rádio digital, entre outras coisas que deve analisar e envolver os profissionais de comunicação, engenheiros, políticos, sociedade civil e outras áreas tecnológicas do saber, refere-se a adopção de padrão próprio e ou escolha de um já existente.
É muito mais fácil e  sensato, primeiro analisar a melhor opção, com as devidas cautelas.
Praticamente não existe um modelo africano, até porque de acordo com o mapa, apenas uma parte insignificante de África mostra algum crescimento interessante. Toda a área de cor cinzenta clara não apresenta qualquer informação disponível.
O nosso país é um dos não apresenta informações neste sentido. Na realidade Angola ainda não deu avanços para a implementação da rádio digital, nem ao nível legislativo (lei de imprensa). 

Em Angola a lei de imprensa (Lei 7/06) de 15 de Maio de 2006, publicada em Diário da Republica I Série n.º 59, que até hoje ainda não foi regulamentada. Não contempla claramente pressupostos para a implementação de rádios digitais.
Por outro lado, o nosso país apresenta sérios problemas no que diz respeito a qualidade do sinal de rádio (sistema analógico), e o mesmo não está devidamente disponível em todas as províncias.
Neste sentido, a rádio digital com as devidas cautelas, pode ser uma alternativa.
Os padrões existentes no mundo para o serviço de rádio digitais são os seguintes:

Americano:  IBOC (In-Band In-Channel) ou HD Rádio[1], é um sistema híbrido que transmite sinal digital de áudio e analógico das rádios AM e FM.

Europeu: DAB (Digital Áudio Broadcasting) ou Eureka 147, DAB+ e DRM (Digital Rádio Mondiale). Novo canal para transmitir em FM e Banda Larga. Custo alto para trocar, em curto prazo, os receptores da população e os transmissores das empresas. 

Japonês:  ISDB – TSB (Integrated Services Digital Broadcasting, Terrestrial, Segmented Band). Opera em FM integrado com o sinal de UHF para TV. Altos custos com a renovação do parque técnico das emissoras e substituir receptores.  

Outros padrões: Rádio via satélite por assinatura, são exemplos: Sirius, XM e World Space.
Rádio via internet. DRM – Digital Rádio Mondiale: atende a todas as faixas de frequências abaixo de 30 MHz (OM, OC e OT). A desvantagem de não contemplar transmissões em FM, mas já há teste nesse sentido.  
Vantagens da digitalização 
  • Recepção de som com melhor qualidade e livre de interferência;
  • Áudio de melhor qualidade: AM com som de FM e FM com a qualidade de CD;  
  • Mais opções para o ouvinte: transmissão de textos, gráficos e até imagens. A compressão do sinal permite a inclusão de textos (como nome da musica, autor, informações sobre o tempo), gráficos e pequenas imagens;  
  • Economia de potencia na transmissão. Para ter a mesma área de cobertura de uma transmissão analógica, a transmissão digital requer potencias bem menores, o que proporciona uma expressiva economia de energia;  
  • Convergência. A tecnologia digital permite a integração do rádio à plataformas convergentes, possibilitando um ambiente de maior interactividade.  
  • Uso mais eficiente do espectro;  
  • Interactividade;  
  • Maior participação no Mercado publicitário.   
 

Problemas/implicações do rádio digital em Angola
Para a implementação de um sistema de rádio digital em Angola, será necessário tem em atenção alguns aspectos, nomeadamente:

  • Previsão legislativa, ou em nova lei de imprensa, ou na sua regulamentação, ou ainda em uma legislação especial;  
  • A adopção de um padrão – deve haver uma discussão que envolva aos jornalistas, profissionais da comunicação, agentes de marketing, engenheiros ligados ao ramos das novas tecnologias entre outros profissionais; 
  • A mudança do parque tecnológico das estações existentes que queiram seguir esta evolução;
  • A capacitação técnica de pessoal que possa dominar a tecnologia;  
  • A capacitação, sensibilidade tecnológica e criatividade dos jornalistas, no sentido de desenvolverem novas competências;  
  • A capacidade da população para adquirir os aparelhos receptores que de uma maneira geral são mais caros que os actuais – que suportam o sistema analógico;  
  • A previsão de disponibilidade de aparelhos receptores apropriados no mercado;  
  • Incentivos dos agentes de publicidade e marketing para a utilização proveitosa deste meio;  
  • A democratização da rádio no país; 


A presença da rádio em outros meios.
Com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação, a rádio também revolucionou-se e se a internet é hoje considerada um meio convergente, pois com a revolução que se verifica no domínio da rádio, com  a rádio digital estamos próximo de ter mais um meio convergente. Pois a rádio digital alia a imagem (da televisão e fotografia), o texto do jornal e o áudio que lhe é particular.
A rádio esta hoje presente em vários meios, nomeadamente:
·      Rádio via satélite
·      Rádio via internet
·      Webradio
·      Rádio podcast
·      etc.
Hoje podemos ter o sinal de rádio nos telemóveis, nos aparelho de MP3  e MP4, no carro, nos elevadores de hotéis e outros lugares e meios. No entanto, as inovações continuam.
Alguns sites de transmissões de rádios online
Angola
Outras
Fica como exercício a procura e o teste do funcionamento de outras rádios online
Referencias bibliográficas
Chantler, Paul, Stewart, Peter Fundamentos do Radiojornalismo, Editora ROCA.
Revista Comunicação e Educação, do Curso de Gestão da Comunicação, Universidade de São Paulo – Ano XI, n.º 1 – Janeiro/Abril, 2006
Revista Comunicação e Educação, do Curso de Gestão da Comunicação, Universidade de São Paulo – Ano X, n.º 1 – Janeiro/Abril, 2005
Revista de Pesquisa Communicare, Faculdade de Comunicação Social Gásper Libero – Brasil, Vol. 2 – n.º 2 – 2.º semestre 2002.
Vigil, José Ignacio Lopez, Manual urgente para radialistas apaixonados, Paulinas,
Dicionário de Ciências da Comunicação, Porto Editora, 2005
Webliografia


[1] Propriedade da empresa iBiquity

[1] Também conhecido como sistema de base 2.
[2] A cada impulso elétrico, damos o nome de bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidos como uma única unidade forma um byte. um número binário de 16 bits é uma word, e um de 32 bits, uma double word. Para aprofundarem os conhecimentos neste aspecto consultem http://www.infowester.com/bit.php



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